quarta-feira, 14 de julho de 2010

"I just had an epiphany"

Costumo acreditar numa sentença: "informação não é conhecimento, e conhecimento, por sua vez, ainda não chega a ser sabedoria", podemos dizer que trabalhar a informação sob a razão, assimilá-la, torna-a em conhecimento, entretanto (pelo menos para mim) alcançar a sabedoria requer muito mais que isso. Chegamos a tal sobrenatural forma de reter algo em nossas mentes somente através de uma epifania.
Surge então a questão: "O que seria uma epifania?", bom, como o intuito desse blog não é ser extremamente formal, muito pelo contrário, é melhor explicar de modo simples. O termo epifania se refere, além do que abordarei como principal aqui, a festa religiosa celebrada no dia 6 de janeiro (essa é uma informação que dá uma dica do outro significado). É uma festa para celebrar a chegada, e a presença, de algo considerado divino, completamente novo, renovador, capaz de mudar as bases de um mundo todo.
Religiosidade posta a parte posso iniciar minha abordagem a partir desse gancho, uma epifania (o sentido daqui em geral é tido como o sentido da epifania literária) é um momento de revelação, de realização intelectual, um momento em que surge um entendimento profundo e novo, capaz de mudar os parâmetros e o seguimento da vida de uma pessoa, é como se um grande ciclo se concluísse, como se cada parte de um todo fizesse sentido, e vislumbrar isso se torna tão intensamente esclarecedor/despertador_de_um_novo_eu que passa a ser um ponto de mudança de vida, a partir dele "outra vida será traçada" ou algo assim. [é punk o negócio msm]
Bom, resolvi escrever sobre o tema pois considero poucas coisas tão gratificantes quanto uma epifania, vou além, acredito que a existência dessa é o mais forte indício de que o mundo é muito mais do que um amontoado de matéria interagindo. Ah, e cabe aqui uma observação: não de deve confundir tal processo sobrenatural (diria até) com "entendimento completo" depois de ler várias e várias vezes, nem sempre passamos por tal processo, mesmo que passemos a vida a buscar uma epifania em relação a algo não podemos ter certeza de que a alcançaremos! E digo mais, se for dada a opção, eu aconselho agarrar a possibilidade de morrer tentando, pois elas são uma das poucas coisas que fazem a vida valer a pena =].

ps.: tenho algo como uma sensação de pseudo-epifania ou algo assim ao ouvir essa música, na verdade essa banda (eles mantem uma certa "regularidade" nas músicas): http://www.youtube.com/watch?v=d7AXUmYrNq4, vejam o q vcs acham, e comentem (Y) u.u... [post novo no sábado, assim espero, tentarei manter a tendência, quartas e sábados]

6 comentários:

  1. quem me apresentou rolo tomassi foi o lyra, só pra constar =]

    ResponderExcluir
  2. uma banda interessante de fato...

    Quando eu tiver uma epifania, vou vendê-la e ganhar dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. Porco capitalista! [2]

    Detectado acima. u.u

    ResponderExcluir
  4. um dia desses eu cheguei a uma conclusão sobre um assunto q se eu dissesse pra alguém me diriam q é uma coisa óbvia, mas axo q ngm (ou poucos) nunk parou pra ver o assunto pelo ângulo que eu vi. seria isso uma epifania? não sei, mas axo q pela nova visão eu estaria muito mais norteado (e até dedicado) na minha futura profissão =]
    é oq eu axo né xD

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que essa tua pseudo-epifania é negativa, uffa -.-'

    ResponderExcluir

Free Hit Counter